Nós estamos aqui sempre falando sobre lixo eletrônico, mas hoje viemos trazer algumas curiosidades interessantes, que todo mundo deveria saber:
A quantidade de lixo eletrônico gerada no mundo dobrou desde 2014 e deve chegar a 74 milhões de toneladas em 2030.
Os celulares descartados são a principal fonte de ouro e prata recuperados na reciclagem de lixo eletrônico.
Algumas empresas de reciclagem de lixo eletrônico usam processos inovadores, como a extração de metais valiosos de circuitos impressos usando bactérias.
A maioria dos computadores descartados ainda funciona. A estimativa é que cerca de 20% dos computadores descartados poderiam ser reutilizados com uma simples atualização ou reparo.
Muitos dispositivos eletrônicos contêm materiais tóxicos, como mercúrio, chumbo e cádmio, que podem contaminar o solo e a água se não forem descartados adequadamente.
O descarte inadequado de lixo eletrônico em países em desenvolvimento tem sido um grande problema, com frequentes despejos de eletrônicos no exterior sendo enviados para esses países para desmontagem e reciclagem em condições perigosas e insalubres.
Algumas empresas de tecnologia estão se esforçando para tornar seus produtos mais fáceis de serem reparados e atualizados, reduzindo assim a quantidade de lixo eletrônico que é gerada.
O Japão é um dos maiores produtores de lixo eletrônico do mundo, mas também é um dos líderes em reciclagem e reutilização de componentes eletrônicos.
O lixo eletrônico também pode ser uma fonte valiosa de energia. Por exemplo, o metano gerado pelo lixo eletrônico em aterros sanitários pode ser usado para gerar eletricidade.
As impressoras são uma das categorias de lixo eletrônico mais problemáticas, pois são difíceis de serem recicladas e contêm muitas peças de plástico e metal que não podem ser facilmente reutilizadas.
E aí, você já conhecia essas curiosidades? Para ficar sempre por dentro das novidades sobre o mundo de reciclagem de eletrônicos e cuidado com o meio ambiente, lembre-se de nos seguir nas redes sociais: https://www.instagram.com/recicladigital/?hl=pt-br
Comentarios