top of page
  • Foto do escritorRecicla Digital

QUAIS METAIS PESADOS PODEM SER ENCONTRADOS NOS LIXOS ELETRÔNICOS?

Atualizado: 9 de jun. de 2022


Você sabia que podemos encontrar diversos tipos de metais pesados nos lixos eletrônicos?


Esses metais são muito prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto para saúde humana, porém, podemos evitar tais danos quando agimos de forma consciente e procuramos empresas especializadas em coletas de lixos eletrônicos ou até mesmo pontos de descartes adequados.



Entre os diversos tipos de metais pesados que compõem esses materiais "obsoletos", os que podemos encontrar em maior quantidade e, por sua vez, podemos dizer que são bastante perigosos, são:


1- Chumbo: o chumbo é encontrado em celulares, monitores, televisores e computadores. A intoxicação geralmente pode ocorrer por ingestão direta e até por inalação. Esse metal pesado pode causar alterações genéticas, afetar o sistema nervoso, atingir a medula óssea e também prejudicar os rins. A exposição por um longo prazo por causar câncer.


2- Mercúrio: presente principalmente em pilhas e baterias. Esse metal pesado é encontrado em baixa quantidade na natureza e as contaminações são causadas pela ação humana. O acúmulo de mercúrio no organismo causa deterioração do sistema nervoso, podendo levar a demência, problemas motores e perturbações sensitivas.


3- Cádmio: Muito encontrado nas baterias, esse elemento também está presente na fumaça da queima de combustíveis fósseis, cigarros, lixo urbano e nos sedimentos de esgoto. Há altos índices desse metal em moluscos, como ostras e mexilhões, por serem filtradores da água e acumulam as toxinas em seu organismo.


No corpo humano, o cádmio impede a absorção do zinco e do cobre pelo organismo. Em casos mais avançados, pode acumular nos rins e nas paredes das artérias. A longo prazo o contato é cancerígeno e pode causar doenças a curto prazo, como problema no metabolismo, descalcificação óssea e reumatismo. A contaminação pelo ar pode causar edemas pulmonares.


A Recicla Digital, presente no segmento de reciclagem de lixo eletrônico, tem o propósito de colaborar com diversas ações por um planeta mais sustentável. Coletando, por exemplo, de forma gratuita, materiais obsoletos que, quando descartados de maneira incorreta, podem impactar negativamente a saúde humana, bem como o meio ambiente; fazendo parceria sem nenhum tipo de custo com escolas, condomínios e empresas; disponibilizando aos nossos parceiros banners e materiais orientativos para um descarte consciente.


Nos acompanhe nas redes sociais, estamos todos os dias compartilhando curiosidades, informações e fazendo novas parcerias.


Esperamos por você, ok?


Instagram Recicla Digital: https://www.instagram.com/recicladigital/






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page