top of page
  • Foto do escritorRecicla Digital

Você sabe o que são os R 's da sustentabilidade?


Os R 's da sustentabilidade são palavras utilizadas como guias para uma vida mais sustentável. São ações que nos ajudam a entender melhor como cuidar do meio ambiente. No passado tínhamos apenas 3 R 's e com o passar do tempo eles foram crescendo e hoje temos mais de dez no total. Trouxemos os principais deles, para você conhecer:


REPENSAR Significa repensar todos os nossos hábitos, principalmente os de consumo e analisar quais mudanças precisamos promover para um mundo melhor: preciso de tudo isso que estou comprando? Estou descartando o lixo de forma correta? Quais hábitos posso mudar? RECUSAR Significa observar o que é oferecido e entender o que não faz sentido aceitar. Por exemplo, a quantidade de embalagens dos itens que compramos é realmente necessária? Preciso mesmo usar sacolas plásticas no supermercado? Não seria melhor ter uma sacola só reutilizável? REDUZIR Trata-se de reduzir nossos hábitos de consumo. Quantas coisas você já comprou na emoção, mas depois nunca usou? Ou usou muito pouco e não valeu a compra? REUTILIZAR Sabe aquele copo de requeijão, que vira copo de água? Ou aquela toalha que vira pano de chão? Quem nunca não é? A reutilização consiste em usar o mesmo item já utilizado, sem que seja necessário fazer alguma alteração drástica nele. Dessa maneira a vida útil desse item será prolongada e os impactos ao meio ambiente serão menores. Por isso, reuse os itens que você já tem. RECICLAR É o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos. Isso faz com que produtos que seriam destinados ao lixo permanente possam ser reaproveitados. Por isso, envie para reciclagem os itens que não tem mais utilização. REPARAR É o processo de consertar o que tem conserto, ao invés de simplesmente jogar fora. Muitas vezes, é possível reparar as nossas peças e itens de forma simples e deixamos de fazer isso por falta de conhecimento ou até por preguiça. REINTEGRAR Significa re-inserir na natureza o que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e materiais orgânicos, em forma de adubo, por exemplo. RENOVAR Significa pensar em como você pode mudar a forma de usar seus itens. Tem uma blusa que gosta muito, mas já usou muitas vezes? Que tal mudar a cor dos botões para dar um UP?

E aí, o que você achou dessas ações? Quais delas você já incorporou em sua vida? Clica aqui em baixo e nos siga nas redes sociais. Por lá falamos sempre dos R' s da sustentabilidade e muito mais!


Esperamos por você lá, ok?

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page