top of page
  • Foto do escritorRecicla Digital

O que é Logística Reversa

Você já ouviu falar em Logística Reversa? Logística reversa é um processo de gestão que tem como objetivo recuperar e destinar corretamente os resíduos gerados pelos produtos após seu uso. Esse processo visa minimizar os impactos ambientais e sociais causados pelo descarte inadequado dos resíduos, além de incentivar a economia circular, que prevê a reutilização e reciclagem dos materiais.

A logística reversa pode ser aplicada em diversos setores, como eletrônicos, embalagens, pilhas e baterias, pneus, entre outros. Para isso, é necessário que as empresas se responsabilizem pela destinação adequada dos resíduos gerados por seus produtos, implementando sistemas de coleta seletiva, transporte e tratamento.


No Brasil, a logística reversa é regulamentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a obrigatoriedade da implementação de sistemas de logística reversa por fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos que causem impacto ambiental significativo. Algumas empresas já possuem esse processo de Logística reversa e possuem postos de entrega dos produtos comprados que já estão em desuso ou até mesmo coletam os produtos antigos na troca de novos itens.


A Logística Reversa é ótima para as empresas, já que é possível economizar com ela e é ótima ao meio ambiente também.

Mas, caso a empresa na qual você comprou determinado item não faça ainda a logística reversa, não se preocupe. Existem empresas, como a Recicla Digital, que fazem a coleta desses materiais para você.


Nós coletamos desde resíduos eletrônicos pequenos, como: celulares, pilhas, controles remotos até itens grandes, como: geladeiras, TV, máquinas de lavar, etc.


A coleta é gratuita e o agendamento pode ser feito enviando uma mensagem pelo direct no Instagram ou no WhatsApp.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page